Assessoria e Organização de Eventos: noivados, casamentos, bodas e formaturas.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

A HISTÓRIA DA FESTA DE DEBUTANTE

As famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher. A própria origem da palavra francesa début significa estreia, início.
Na realidade, a função do baile também era atrair possíveis pretendentes para a moça. Desta forma, mostrar que ela já não era mais criança significava dizer aos homens que ela estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Para aquele estilo de sociedade, o importante não era o romantismo, e sim a aliança entre famílias nobres.
Basicamente, a festa é dividida em três partes, dentro do que se entende como um cerimonial tradicional. Filmagens podem ser feitas discretamente durante todo o cerimonial, tendo-se o cuidado para não tirar o brilho da ocasião.

Recepção e entrada dos convidados

a) A lista de convidados na entrada é um item que não pode ser esquecido

Para registrar o comparecimento dos convidados, a debutante deixa na entrada da festa, um livro de mensagens e assinaturas como lembrança para a posteridade. 

b) Pose para fotos

Aproveite o início, quando a festa não começou, esta é a melhor hora.
Coquetel de entrada, para a recepção dos convidados enquanto aguardam o grande momento, numa ala separada de onde a debutante vai aparecer para a valsa. (Nesse momento, ela veste o primeiro vestido. E, está calçada com sapatos baixos).

c) Música

A música de fundo pode ser apresentada por um tecladista/cantor que também esteja preparado para as valsas solicitadas, ou alternativamente, um CD de com músicas alusivas à data, com repertório ao gosto da aniversariante.

Abertura do Cerimonial

a) Fala do Cerimonialista/Apresentador

A partir daqui, o apresentador vai narrando os acontecimentos na ordem, e fazendo os devidos comentários, ao seu modo, contanto que embelezem o programa. 
2 – Entrada do cortejo
3 – Entrada dos Pajens e Damas de Honra para apresentação
4- Entrada da Aniversariante
5 – Recepção pelo seu Príncipe de Gala
6 – Entrega da jóia
7 – Troca do sapato (opcional)
8 – Passagem da boneca (opcional)
9 – Homenagens
10- Telão
Neste momento pode ser oferecido aos convidados bebidas como taças de suco natural ou  refrigerantes. NUNCA BEBIDAS ALCOÓLICAS. 
11- Em volta do Bolo
a) Acendendo as velas
b) Brinde com champanhe (sem álcool)
c) Apagando as Velas
12. Cortando o Bolo
13 – Valsas
A valsa surgiu entre os séculos XII e XIII, como uma evolução de danças camponesas austríacas e alemãs. Nem sempre a valsa foi sinônimo de classe e elegância: os ingleses, por exemplo, a consideraram suja e imoral no século XIX, pois viam como um verdadeiro absurdo o homem envolver a mulher com os braços.
Ao contrário das décadas anteriores, a maioria dos bailes agora, é realizado com apenas uma menina, tornando este momento ainda mais único. Quem diria que uma festa para arranjar um bom partido para as moças se tornaria uma comemoração tão emocionante e divertida como as atuais festas de debutante.
A)     1ª valsa, com o Pai
B)     2ª valsa, com avô – padrinho – irmão – ou tio (a escolher)
C)     3ª valsa, com seu Príncipe, para apagar as 15 velas
D)     Depois da terceira valsa, os demais convidados são chamados a dançar.

14 – Entrega das lembrancinhas
15 – fotos e filmagens –  (opcional)
16 – Ceia ou Jantar
O jantar é a maneira tradicional da Debutante servir seus convidados. Mas atualmente essa maneira de receber se adequou a escolha e ao que se deseja gastar, uma vez que o jantar vai aumentar em muito o custo da festa.  Tendo em vista o fator econômico pode-se optar por um cardápio de buffê.
Os cardápios atualmente costumam ser feitos para atender muito mais ao gosto dos adolescentes,  incluindo quitutes que normalmente não eram servidos nesse tipo de festa, como por exemplo, mini-pizza, mini-sanduíches, tacos, crepes e, também, quitutes japoneses sushis, sashimis.
Vale lembrar de não esquecer as guloseimas doces como os já tradicionais brigadeiros, marshmelows e, até pirulitos devem estar disponíveis em local visível.
Outra opção atual é misturar os dois tipos de cardápio, no caso oferecendo, um para os adolescentes e  outro para os adultos, ou o jantar para os adultos e o fast food para os adolescentes.

Início do Baile / Balada


Se der pra começar o baile antes da meia-noite para não atrapalhar a balada, melhor. Assim, eles curtem mais e podem ficar mais tempo na festa, sem os pais ficarem ligando desesperados para ir buscá-los às duas da manhã.
Espero que tenham gostado. Estamos sempre prontos a esclarecer qualquer dúvidas sobre Cerimonial e Eventos. WhatsApp (18) 99754-3930 ou pelo Facebook Regina Lacerda Cerimonialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário